terça-feira, 30 de agosto de 2016

Como limpar sofá: dicas práticas para uma limpeza completa.



Não se pode negar que o sofá é um dos itens mais importantes de uma casa. Além de ser decorativo, também é sinônimo de conforto e bem estar. É nele que a maioria das pessoas passa parte do tempo que tem disponível. Depois de um dia de trabalho, nada como sentar no sofá e dar aquela relaxada, não é mesmo?

Por serem peças de custo relativamente elevado, sofás não são trocados frequentemente e ainda que a decoração da casa seja alterada, a tendência é que ele permaneça por alguns anos.
Por isso, uma limpeza e manutenção correta dos sofás é fundamental para garantir que o item se mantenha conservado, limpo e com aquela carinha de novo.

Confira algumas dicas de como limpar seu sofá e conservar a limpeza por mais tempo. Veja o que você não deve utilizar na limpeza e saiba como se livrar de manchas.
Limpeza a seco ou com pano úmido? Qual é a ideal?

O tipo de limpeza a ser escolhido dependerá do material que o sofá é feito. Atualmente estão disponíveis no mercado sofás feitos em grande diversidade de materiais: algodão, couro, linho, camurça, veludo, napa, courino, entre outros.

Por isso, antes de realizar a limpeza é necessário saber exatamente qual é o tipo de material do sofá. Também é importante verificar a etiqueta na parte inferior do sofá, onde se encontram os símbolos de instrução de limpeza:

Uma etiqueta com o símbolo P significa processo normal de lavagem a seco. Esse tipo de lavagem pode ser feita através de panos de limpeza a seco que são vendidos em supermercados. Aspire o sofá e passe o pano por toda a superfície.
O símbolo W significa processo normal de limpeza a úmido, que é a forma mais comum de limpeza onde se utiliza água e produtos específicos, como detergente.
A letra F na etiqueta de instrução significa limpeza a seco profissional. Nesses casos a recomendação é não proceder com a limpeza em casa e procurar uma empresa especializada.
A letra O significa lavar em água fria.
Como limpar sofá em casa e mantê-lo limpo por mais tempo ?



A Personal Organizer Adriani Gonçalves recomenda sempre iniciar a limpeza aspirando o sofá ou usando uma escova de cerdas macias para eliminar a poeira e sujeira que estiver sobre ele.

Tecido, linho e veludo: Segundo a especialista, uma solução caseira muito útil na limpeza de sofás de tecido é a seguinte: misture um litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. Umedeça um pano limpo nesta mistura e passe no sofá. “Se houver manchas mais difíceis de remover, repita o processo com uma esponja mais embebida nesta solução e passe um pano seco após, deixando secar naturalmente”, orienta. Segundo Adriani, o vinagre além de limpar, tira o cheiro e deixa o tecido macio. Faça esta limpeza pelo menos uma vez por mês.

Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/como-limpar-sofa-dicas-praticas-para-uma-limpeza-completa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário