terça-feira, 9 de maio de 2017

Pastilhas Adesivas para Banheiro: Você Precisa Saber!


Se tem uma coisa que você pode fazer para dar uma renovada rápida no seu banheiro, sem gastar muito e sem se incomodar com grandes reformas é utilizar pastilhas adesivas na decoração do seu banheiro.
pastilha resinada para banheiro
Pode ser apenas nos detalhes ou em uma renovação mais destacada, o fato é que as pastilhas adesivas resinadas são absolutamente fáceis de serem aplicadas só que tem algumas considerações importantes a se fazer antes de optar por esse tipo de pastilha para o seu banheiro e neste post você vai ficar sabendo disso. Vamos lá!

Posso usar as pastilhas adesivas no banheiro?

Basicamente, as pastilhas são itens que já possuem cola adesiva e estão aptas para serem colocadas diretamente em qualquer ambiente, inclusive em áreas úmidas e expostas a água, ou seja, é possível usar as pastilhas adesivas resinadas no interior do box do banheiro ou ainda no atrás da pia. Claro que quando expostas diretamente a água a durabilidade é outra, resiste 2 anos em áreas molhadas e até 5 anos em áreas secas.
pastilhas adesivas para banheiro
Pensando em durabilidade a pastilha adesiva resinada não é a melhor solução, é obvio que as pastilhas de vidro são mais duráveis, porém, as pastilhas adesivas não demandam mão de obra especializada sendo muito mais econômicas e rápidas de aplicar.
É importante destacar que esses itens são feitos de resina de poliuretano e com adesivo de alta performance, uma vez que tem resistência contra os raios solares e contra a umidade.
Além disso, as pastilhas adesivas para banheiro podem ser aplicadas em qualquer superfície lisa, como, por exemplo: o metal, a cerâmica, o azulejo, o MDF, o vidro, entre outros.
Você pode aplicar as pastilhas adesivas em espelhos, em MDF para fazer, por exemplo, a moldura do espelho. Você pode aplicar diretamente sobre uma cerâmica, fazendo uma faixa, ou cobrindo toda a superfície da parede.
É só usar a criatividade, escolher as cores que mais combinem com o seu banheiro e aplicar!

Como é feita a aplicação da pastilha adesiva?

Você pode realizar a aplicação da pastilha adesiva por conta própria, mas precisa tomar alguns cuidados antes. O primeiro passo é verificar se a superfície está seca e sem nenhuma poeira. Além disso, a aplicação não é adequada em paredes que tenham qualquer tipo de estrago, texturas ou corrugados.
pastilhas adesivas em faixa
Ao aplicar a pastilha na parede é indicado seguir as instruções da embalagem para facilitar o produto. Normalmente, o item é fabricado com três camadas: o adesivo transparente, a pastilha resinada autocolante e uma camada de proteção a cola.
Na sequencia, você precisa tirar qualquer resquício de sujeira ou gordura da superfície escolhida com algum produto de limpeza. Logo após, passe um paninho com álcool para eliminar totalmente as impurezas.
Coloque a pastilha adesiva no lugar pretendido, pressione para facilitar a fixação e tire todas as camadas com atenção para não causar o descolamento da pastilha. Por fim, verifique se a pastilha adesiva está totalmente fixada na superfície e passe apenas um paninho úmido para finalizar a limpeza.
Pastilha adesiva resinada
As pastilhas usadas em áreas molhadas e úmidas levam até 48 horas para secar, antes que você possa tomar seu banho sem descolar as pastilhas, agora depois desse período pode tomar o banho sem se preocupar, alguns marcas de pastilhas resistem até a ação de uma máquina de lavagem por pressão (a Wap)!

Qual é o preço da pastilha resinada adesiva?

Geralmente, você pode comprar uma placa de pastilhas adesivas por um valor relativamente razoável, cerca de R$35,00 em qualquer região do Brasil. As peças tem em geral 30×30 cm, iguais a uma placa de pastilha convencional.
pastilhas adesivas para banheiro
Podem ter até 48 meses de garantia contra o amarelamento da superfície e 12 meses no que se refere ao seu descolamento da parede. Portanto, é uma maneira de mudar o visual de sua propriedade de forma simples e econômica.

Vantagens e desvantagens das pastilhas adesivas para banheiro

Como citado anteriormente, a utilização das pastilhas adesivas pode ser muito válida para quem está pensando em renovar o banheiro sem precisar quebrar os azulejos, pois a aplicação é fácil, pode ser feita por qualquer pessoa e o acabamento dispensa rejuntes.
pastilhas adesivas no banheiro
O preço também é uma vantagem, pois se comparado com uma pastilha convencional é muito mais econômico utilizar pastilhas adesivas, pois não demandam mão de obra especializada, então o custo com o serviço não existe, porém você é quem acaba tendo que colocar para ver essa economia na prática.
Como desvantagem está à durabilidade que é menor que as pastilhas convencionais, elas também não são muito resistentes a abrasão, ou seja, você não pode esfregar com esponja pois são feitas de resina de poliuretano. Produtos abrasivos como sapólio então nem pensar.
Outra desvantagem é que você não vai achar esse produto em materiais de construção, as pastilhas adesivas podem ser encontradas e compradas pela internet em site como:
  • Americanas;
  • Pastilha Resinada.com.br;
  • MMilan.net;
  • Savor.com.br;
  • Dona Cereja.com.br
É isso, se tiver mais alguma dúvida, se quiser comentar e deixar sua opinião, é só escrever ali nos comentários do ArquiDicas  e se você quer pastilhas convencionais navegue pelos nossos outros posts que tem as novidades da feira de revestimento EXPOREVESTIR 2016  e ainda ideias e fotos de banheiros decorados com pastilhas. Ok? Um grande abraço e até mais!

Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Um comentário:

  1. Ola, gostaria de saber em azulejo, quando chegar no rejunte do azulejo ela nao entra agua e descola por tras? tipo nos espacinhos do rejunte? quero aplicar ela no azulejo... mais nao sei como fica quando ela ficar encima do rejunte. se vai descolar ou nao. bgd.

    ResponderExcluir