sábado, 1 de abril de 2017

Qual é a posição certa para a sua cama ?

Onde a sua cama fica no quarto? Encostada na parede, no centro, próxima da janela ou de frente para o banheiro? Cada uma dessas posições tem seus prós e contras, e o site Houzz resolveu ir a fundo e descobrir o que realmente é certo quando o assunto é onde a cama deve ficar de acordo com cinco mitos do decór. Confira:
1. Na parede central
01-qual-a-posicao-certa-para-sua-cama-quartos
Feng Shui apoia encostar a cama na parede central do quarto, por isso essa é uma das posicões mais comuns nos quartos. Porém, a técnica indica que isso não deve ser feito se na mesma parede passarem canos de água ou gás (acredita-se que isso atrapalharia o sono).
Na realidade, tudo depende das proporções e do tamanho do espaço: “se o quarto é quadrado, então é melhor colocar a cama no eixo central”, explica a designer russa Julia Golavskaya. Se o ambiente for retangular, “o melhor é dividir o quarto em zonas, colocando a cama em uma delas e a mesa e cadeira em outra, por exemplo”, completa. Mais raro de acontecer, se o espaço for grande e bem proporcionado, o conselho é não encostar a cama em nenhuma parede, o que tira a impressão do vazio, mas também somente funciona em determinados tamanhos – se for muito espaçoso, você vai ter que encontrar outra maneira de harmonizar.
2. Com vista para a porta e a janela
02-qual-a-posicao-certa-para-sua-cama-quartos
Uma das regras mais fortes do quarto é ter vista para a janela, o que não é muito indicado se for expor a sua privacidade. “Do ponto de vista psicológico, é importante manter a cama o mais longe possível da porta enquanto se certificando de que a entrada e a janela podem ser vistas quando você está deitado”, diz a psicóloga Natalya Mikhailova. “Muitas pessoas preferem encostar a cama na parede da porta, porque deixa quem está dormindo menos visível no caso de uma invasão”, finaliza. “Outro benefício é que a luz que entra pela porta não vai acordar quem estiver dormindo”, conta Stepan Bugaev, diretor artístico da Pobeda Dizaina.
3. Afastada da porta.
03-qual-a-posicao-certa-para-sua-cama-quartos
Em muitas regiões dormir com os pés voltados para uma porta não é bem visto. O mesmo acontece no Feng Shui, mas as portas do closet, por exemplo, são uma exceção. Segundo a técnica, também não se deve colocar um espelho de frente para a cama ou então dormir entre duas portas. Mas, tudo depende do espaço disponível: pode não ser ideal, mas às vezes essa posição é a única que faz sentido para a cama.
4. Com vista panorâmica
04-qual-a-posicao-certa-para-sua-cama-quartos
Aproveitar a vista do quarto é um dos maiores desejos dos moradores, mas o cuidado é necessário caso o seu ambiente esteja voltado para o sol, que pode causar desconforto ou então fazer com que a janela fique sempre fechada, impossibilitando a apreciação do entorno. “Outro ponto é que, comparadas com as paredes, as janelas são uma fonte enorme de perda de calor em casa. O ar do quarto próximo às paredes é mais frio e mais propenso ao movimento do ar e isso pode causar desidratação. Uma ótima solução nessas condições é instalar vidro aquecido ou considerar mudar o layout”, explica o arquiteto Mikhail Altotskiy.
5. Televisão no quarto
05-qual-a-posicao-certa-para-sua-cama-quartos
Se você sofre de sono leve ou até mesmo insônia não deveria ter televisão no quarto. “Nosso quarto precisa ser um santuário para dormir, então somente as coisas relacionadas ao sono deveriam ficar ali. Isso significa dizer não aos computadores, TVs e outros eletrônicos”, indica o Dr. Neil Stanley. “Não deve haver nenhuma atividade mental ou intelectual enquanto você está na cama. Também não recomendamos ler ou assistir televisão no quarto”, finaliza o Dr. Mikhail Poluektov.
6. Conforto em primeiro lugar
06-qual-a-posicao-certa-para-sua-cama-quartos
No final, o que realmente importa é o seu conforto: o quarto é um retiro, um porto seguro. Assim, ele deve ser decorado e organizado da melhor forma para que você se sinta relaxado, acolhido e aconchegado.
Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário