segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Arquitetura e decoração corporativa - A serviço dos trabalhadores.

Primeiro de maio. Esse foi o dia escolhido para se comemorar o Dia do Trabalhador. Essa data simboliza a luta por direitos e melhores condições de trabalho. Batalha que profissionais de vários setores travam desde 1886, quando houve uma manifestação sindical em Chicago, reivindicando a redução da jornada de trabalho, que culminou em um confronto sangrento entre polícia e operários.
Hoje, os trabalhadores conseguiram muitas conquistas e avanços que promoveram maior valorização da mão de obra. Tanto é assim que vários profissionais já são disputados no mercado. Para manter uma equipe coesa, focada e produtiva, as empresas precisam investir em ambientes mais saudáveis e agradáveis e a arquitetura/decoração pode ajudar nisso.
“É importante lembrar que as pessoas passam por volta de um terço do dia no ambiente de trabalho.Por isso, todos os detalhes são relevantes. Deve-se ficar atento à correta disposição e escolha do mobiliário, espaço disponível por pessoa e iluminação. Além disso, nos ambientes corporativos é ideal que os móveis atendam normas como a NBR13962 (sobre cadeiras), NBR13966 (sobre mesas), NR17 (ergonomia), dentre outras”, destacam Luciana Araújo e Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura.
 
Luciana Araújo e Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura, comentam que cada móvel especificado num projeto corporativo devem seguir as normas. Foto: Henrique Queiroga

Prezar pela ergonomia é uma das questões fundamentais em um espaço corporativo que visa garantir o bem estar dos colaboradores. “O encosto da cadeira deve ter curvatura adequada para a coluna, ombros e braços devem estar relaxados e a articulação do cotovelo a 90 graus. O assento deve estar com altura adequada para o corpo do usuário, lembrando que os pés devem estar apoiados. Além disso, o monitor do computador deve estar a, pelo menos, 45 centímetros distante dos olhos”, ensinam Nathália e Luciana. Leia mais: Cadeiras para Escritório: como escolher?
 
As profissionais do escritório Óbvio Arquitetura salientam que  o monitor do computador deve estar a, pelo menos, 45 centímetros distante dos olhos. Foto: Rodrigo Marcandier

iluminação é um dos quesitos mais importantes para um espaço corporativo, principalmente quando a atividade desenvolvida exige que o colaborador fique horas em frente a um computador. “A luz ideal vai depender muito do tipo de trabalho que é desenvolvido, mas a luz deve ser bem direcionada, de preferência fria. Dessa forma evita-se que a visão do funcionário seja prejudicada”, explica a designer de interiores Laura Santos.
 
Segundo a designer Laura Santos, os projetos corporativos podem usar de prateleiras com  adornos e cafeteiras para deixarem o ambiente menos informal e confortável. Destaque para a lixeira, um elemento presente em todo o projeto corporativo, mas que aqui foi colocado dentro da prateleira de forma a deixá-la mais discreta na composição.

Adornos e peças decorativas também são boas opções para trazer um clima mais agradável e receptivo para as organizações. “Prateleiras com livros e adornos deixam o ambiente formal e ao mesmo tempo sofisticado, uma estante com cafeteira, água e alguns biscoitinhos também é uma maneira simples de tornar o espaço mais confortável e acolhedor”, sugere Laura lembrando que, investir em um ambiente agradável e que preserve aa saúde dos funcionários é uma maneira de mantê-los sempre dispostos e produtivos. Afinal, gente feliz tem mais motivos para se dedicar e se concentrar nas tarefas.
Consulte sempre um arquiteto - www.alfaiaarquitetura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário