Moodboard, ou em tradução livre para o português “quadro de atmosfera”, é uma ferramenta muito usada por designers de todas as áreas para:
- organizar e traduzir visualmente uma idéia,
- definir um estilo e
- criar foco.
Como fazer um Moodboard
Passo 1: Defina o objetivo do moodboard
Você pode usar o moodboard como uma ferramenta profissional, como eu, que uso para ajudar meus clientes a definirem seu estilo de decoração ou para um objetivo pessoal, como te ajudar a definir o “clima” para a sua festa de casamento.
Passo 2: Comece a colecionar referências
Referências são imagens mas você também pode usar amostras de tecido, papéis coloridos, pequenos objetos como botões e fitas, elementos da natureza, qualquer coisa que te toque e tenha significado pra você ou que expresse um sentimento ou uma sensação que você quer transmitir.
Passo 3: Escolha um suporte
Você pode optar por fazer um moodboard virtual usando o Pinterest pra colecionar e organizar suas referências, como eu faço nos painéis do MeuEstiloDecor.
Mas há algo na natureza lúdica de manipular imagens e tesouras que torna o moodboard “analógico” especial.
O suporte ideal para o seu moodboard vai depender do uso que você quer dar a ele.
Por exemplo, se você vai usar o moodboard para criar a decoração da sua casa o melhor suporte é uma pasta ou um caderno que você possa levar com você às lojas de decoração, mas se você vai usar para definir o foco de um negócio que pretende abrir, talvez seja melhor usar um painel na parede do seu escritório.
Organize as imagens no suporte de maneira que seja fácil mudá-las de lugar. Use fitas adesivas fáceis de descolar ou clipes e tachinhas (eu gosto de usar washi-tape).
Passo 5: Edite
Deixe seu moodboard (e você) “descansar” alguns dias e analise a colagem tentando entender que “história” ela conta.
O que as imagens tem em comum? Porque você se sentiu atraída por estas imagens? Que emoções elas provocam em você?
Edite o moodboard eliminando as imagens que não transmitam a sensação, o clima que você está buscando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário