quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Mausoléu de Halicarnasso - Maravilha do Mundo
O Mausoléu de Halicarnasso ficava localizado na Turquia. Era uma enorme construção, especialmente feita para receber o túmulo do rei Mausolo. Este mausoléu foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Para quem não conhece a história, o Mausoléu de Halicarnasso surgiu na região da Ásia Menor, no ano de 352 a.C. O monumento era verdadeiramente majestoso e gigante, tendo 123 metros de circunferência e 42 metros de altura. Foi considerado o túmulo mais bonito da antiguidade.
A construção recebeu enormes colunas. Tudo no mausoléu transmitia a sensação de grandiosidade.
O rei Mausolo fez parte do Império Persa. Ele reinou de 370 a.C. a 352 a.C., e foi responsável por diversas construções importantes, como edifícios públicos e uma muralha de proteção para o seu povo. Após a morte do rei, sua esposa iniciou a construção do fantástico mausoléu.
A rainha Artemísia II queria criar o edifício mais grandioso para receber os restos mortais de seu marido. Para isso, ela chamou artistas da Grécia, artesãos e escultores para trabalharem na obra.
Os arquitetos gregos Sátiro e Pítis foram os responsáveis pelo projeto do Mausoléu de Halicarnasso. A obra demorou cerca de 10 anos para ser concluída e contou com a força de trabalho de mais de 30 mil homens.
Infelizmente, a rainha Artemísia II faleceu antes da conclusão da obra e não viu sua homenagem ao marido ser finalizada. A obra foi totalmente decorada com esculturas e estátuas de bronze, com uma carruagem de mármore e tinha a base revestida de ouro. Estátuas do rei Mausolo e da rainha Artemísia II também foram esculpidas para a decoração pelo artista grego Escopas.
O Mausoléu de Halicarnasso foi tragicamente destruído por um terremoto entre os séculos XI e XV. Atualmente, apenas restos da construção e uma estátua ainda existem do antigo mausoléu. As relíquias estão no Museu Britânico e no Museu de Bodrum, na Turquia.
Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/mausoleu-de-halicarnasso-maravilha-do-mundo.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário