sexta-feira, 29 de abril de 2016

Tudo que você precisa saber sobre Madeira de Demolição.


casa de madeira

O que é a madeira de demolição?


Madeira de demolição é uma forma nobre de expressão na realização de um projeto arquitetônico, desde o mais simples até o mais sofisticado, pois seu objetivo de trabalhar o contraste entre o antigo e o moderno é realçado, resultando em belíssimos trabalhos, com elegância e responsabilidade ecológica.
Grande parte dos trabalhos executados com madeira de demolição parte da genialidade de grandes mestres da arquitetura, engenharia ou decoração, projetando design contemporâneo com traços antigos a acabamentos finos nos mais diversos materiais envelhecidos ou restaurados. Com a mão de obra especializada de marceneiros e artesãos amantes da profissão pode-se com a madeira de demolição transformar os mais desafiadores projetos em obras primas da construção civil.
O Brasil é um país reconhecido pela qualidade de seu trabalho em peças e design de ambientes utilizando madeira de demolição, exportando sua mão de obra e seus produtos para variados mercados do mundo, como Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina, pois como em muitos outros setores, nosso país é melhor visto e apreciado por mercados de fora, do que pelo seu próprio povo com uma gigantesca capacidade de absorver a produção nacional. Podemos destacar o grande esforço de profissionais conscientes, tanto no quesito estética, modernidade, quanto na responsabilidade social, que vem travando bravas lutas contra o desmatamento, bem como o uso indiscriminado da madeira, como sendo uma forma indireta de destruição da natureza.
Diante de toda essa transformação de valores ligados a produtos ecologicamente corretos, podemos acompanhar o crescimento absurdo da demanda por produtos deste tipo, sendo a madeira de demolição um dos itens com forte destaque, por aliar um estilo nobre, ecologicamente correto, e que após o trabalho de mãos talentosas espalhadas pelo Brasil, vem a se transformar em variadas obras de arte.

De onde vem a madeira de demolição.


Peroba Rosa de Demolição

A madeira de demolição mais comercializada atualmente é a peroba rosa de demolição, uma matéria-prima proveniente da região sul do país, onde se fazia uso em massa desta madeira na construção civil, tanto na estruturação quanto nos revestimentos, inclusive no fechamento de paredes internas e externas das arquiteturas.
Peroba Rosa de Demolição
No meio do século XX, aproximadamente na década de 1940, com a alta da agricultura do café, a zona rural da região sul tinha a maioria de suas famílias fazendo o cultivo do café em pequenas propriedades e com isso foram construídas casas em grande quantidade nas fazendas e nas pequenas propriedades, além dos casarões dos senhores fazendeiros, geralmente grandes construções, mais robustas e imponentes, todas utilizando-se da peroba rosa. Para o armazenamento do café existia também grandes galpões, chamados de tulhas, onde o café era colocado em processo de secagem.
Outra fonte da madeira de demolição, esta nas cidades onde as casas em sua maioria eram construídas de madeira, que com o passar do tempo, vão sendo substituídas por casas de alvenaria.

Dormentes de Madeira

Os dormentes de madeira são, geralmente, retirados de linhas ferroviárias e, ao serem sustituídos, são reaproveitados no mercado de decoração.
Dormentes de Madeira
Antes de serem originalmente utilizados sob os trilhos dos trens, os dormentes passam por tratamento químico e um “cozimento” que é feito em elevada temperatura e pressão para que em seu uso ele possa durar mais tempo e por consequência alongue mais seu ciclo ate a troca.
As medidas dos dormentes de madeira são padronizadas e tem 17x24cm com 2,80m comprimento, todos em madeira de lei, como jatobá, ipê, jacarandá, peroba, angelim pedra, carvalho, castanheira, entre outras espécies e são comercializados de acordo com o numero de faces. Podemos considerar as faces como sendo o numero de lados preservados, variando de zero a seis faces.

Cruzetas de Madeira

Cruzetas de Madeira
As cruzetas de madeira são perfis usados em postes de energia elétrica de todo o Brasil, sua função é dar sustentação aos fios de energia, por onde eles transpassam e são apoiados a cada poste. As cruzetas assim como os dormentes são confeccionadas com madeira de lei, peroba, ipê, jacarandá, carvalho, angelim, entre outras para que seu tempo de uso seja o maior possível. As medidas das cruzetas são geralmente 9x9cm e 9x11cm com comprimentos variando entre 1,70 a 2,40m, dependendo da região onde são utilizadas e companhias responsáveis.
Após o seu ciclo de uso nos postes de energia as cruzetas são utilizadas como produto sustentável, pois entra em um novo ciclo de uso no mercado da decoração. Por ser um produto com características bem particulares, quantos a cores diversificadas, texturas irregulares e ranhuradas as cruzetas possuem alto valor agregado e decoram de forma espetacular.

Os benefícios da madeira de demolição


Os benefícios do uso da madeira de demolição são diversos. O primeiro e mais importante benefício esta ligado ao apelo social que estamos vivendo no momento, com relação a preservação do planeta e ao uso de produtos sustentáveis. Fazemos nossa parte economizando novos recursos, contribuindo assim para que futuras gerações não sofram com limitações de recursos, principalmente os naturais.
Outro ponto positivo que podemos destacar quanto a madeira de demolição é a possibilidade do desenvolvimento e execução de projetos com uso de madeira de lei, matéria prima nobre que hoje não podemos mais encontrar no mercado pela extinção de varias espécies, entre elas a Peroba-rosa, e o grande diferencial do produto esta em sua superfície , que após anos de exposição ao tempo, adquiriu uma textura incomparável, com marcas lineares em seus veios, e bastante alteração na intensidade, causadas por diferenças em grau, forma e cuidado na exposição, fazendo com que cada peça da matéria prima seja uma verdadeira obra de arte.
Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

terça-feira, 26 de abril de 2016

Fechaduras e maçanetas divertidas.

Nossa casa e, porque não, nosso ambiente de trabalho, pode ficar mais leve e divertido, de formas bem fáceis a partir de pequenos detalhes! E quem já imaginou que fechaduras e maçanetas de portas podem ser utilizadas com essa finalidade?
O Blog da Arquitetura separou alguns exemplos bem criativos e descontraídos para você trocar aquela sua fechadura e maçaneta tradicional, antiga e padronizada, por uma que te faça remeta à coisas divertidas logo na entrada! Vem ver!

fechadura-personagens-blog-da-arquitetura

As opções podem ser utilizadas desde a porta principal da casa ou do escritório – se este for bem descolado, e relacionado a temas de trabalho como design e comunicação, é uma ótima pedida – e também nas portas que dão acesso aos cômodos. São várias as ideias criativas de fechaduras e maçanetas que, com certeza, antes da entrada no novo recinto, vão proporcionar boas risadas aos moradores e visitantes. Confira mais exemplos:

cumprimento-blog-da-arquitetura criatividade-blog-da-arquitetura
tecnologia-blog-da-arquitetura


cerveja-blog-da-arquitetura
Imagem: Mundo Gump
portas-blog-da-arquitetura


maçaneta-mola-blog-da-arquitetura
Imagem: Mundo Gump
lampada-blog-da-arquitetura fechadura-punk-blog-da-arquitetura maçaneta-blog-da-arquitetura


digitais-blog-da-arquitetura
Imagem: Mundo Gump
peixe-blog-da-arquitetura
De personagens infantis a modelos mais modernos, não faltam diferentes exemplos de fechaduras e maçanetas. Gostou das ideias?

Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se
Imagens (não identificadas previamente): Criatives
Referências: Criatives, Mundo Gump

sexta-feira, 15 de abril de 2016

5 erros comuns na decoração de casa.








Quando as pessoas vão decorar a casa ou repaginar os ambientes, fazendo mudanças na planta, costumam cometer alguns erros que são bastante comuns e podem causar transtornos no lar. Conheça algumas dicas para não cometer erros na decoração de casa.
erros-decoracao-casa-168791190.jpg

Furos na parede

Um erro comum cometido por muitos é furar a parede para pendurar quadros ou enfeite e se arrepender da altura ou da composição. Antes de fazer o furo e deixar a parede marcada, peça ajuda para alguém e marque com um lápis exatamente onde você pretende furar.
erros-decoracao-casa-181935123.jpg

Tomadas em excesso

Muitas casas têm mais tomadas do que o necessário. Para evitar o erro, liste quantos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos ficarão no ambiente e poderão ser usados. Tenha cuidado em colocar tomadas muito próximas das pias da cozinha e do banheiro.
erros-decoracao-casa-159007182.jpg

Cozinha americana

Antes de derrubar as paredes da cozinha para unir o ambiente à sala, tenha certeza de que a integração dos dois ambientes funcionará bem no dia a dia. Pense que tudo que for feito na cozinha, poderá ser visto da sala.
Uma dica interessante é que você providencie uma coifa para a cozinha americana. Ela evitará que a sala fique infestada com o cheiro dos alimentos feitos na cozinha e também irá impedir que a fumaça saia para a sala.
erros-decoracao-casa-178027351.jpg

Espaço pequeno de circulação

Se o espaço da sua casa é pequeno, tenha cuidado ao escolher as mobílias, pois elas podem deixar o ambiente menor ainda. Um armário grande em um lugar pequeno, por exemplo, pode impedir até mesmo que as portas sejam inteiramente abertas.
Em quartos pequenos, é importante escolher corretamente o tamanho da cama. De nada adianta ter uma cama gigante e confortável se não tem como passar pelo lado dela. Em casos assim, uma cama menor pode facilitar o dia a dia.
erros-decoracao-casa-166152538.jpg

Criado-mudo

Apesar de ser um item prático, essa mesinha pode atrapalhar a abertura de armários ou a circulação de pessoas. Se não tiver um bom espaço para ele, crie uma cabeceira com nicho para usar como apoio.
 Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

terça-feira, 12 de abril de 2016

Edifício na Suíça será o primeiro prédio no mundo coberto por árvores.


O arquiteto italiano Stefano Boeri tem afinidade com estruturas inovadoras que remetem à natureza. Seu novo projeto é a construção de um prédio em Lausanne, na Suíça, de 36 andares e com 24 mil espécies de plantas.
As árvores irão cobrir as varandas e os terraços do prédio, que irá se chamar La Tour des Cedres. O objetivo dessas plantas é proteger os apartamentos da poeira e da poluição, além de oferecer uma visão mais agradável da cidade. A construção do La Tour des Cedres deve começar em 2017.

O prédio La Tour des Cedres, coberto por árvores, é o segundo projeto do arquiteto italiano Stefano Boeri

edifício-coberto-por-árvores-1

O enorme edifício de 36 andares será uma verdadeira floresta vertical, com 18 mil plantas, 6 mil arbustos e 100 árvores de cedro

edifício-coberto-por-árvores-2

Além de ficarem mais perto da natureza, os moradores contarão com muito conforto – o prédio terá até um restaurante panorâmico, e os apartamentos serão amplos e arejados com dois a cinco quartos, escritórios e academia

edifício-coberto-por-árvores-3

Esse será o primeiro edifício no mundo a ser coberto por árvores: “Isso fará de Lausanne uma cidade de ponta no desafio global para implementar a qualidade urbana com sustentabilidade e biodiversidade. […] Com a La Tour des Cedres teremos a oportunidade de construir um edifício que terá um grande papel na paisagem Lausanne – uma arquitetura capaz de introduzir uma significativa biodiversidade de espécies vegetais no meio de uma importante cidade europeia”, afirma o arquiteto.

edifício-coberto-por-árvores-4

Esse será o segundo projeto de Boeri. Esse é o prédio que ele projetou em Milão

edifício-coberto-por-árvores-5
edifício-coberto-por-árvores-6
edifício-coberto-por-árvores-7
Fonte: Pulptastic
 Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Essa era uma casa comum até virar um verdadeiro paraíso para os gatos.

Todo gato merece ter um espaço para brincar dentro de casa, e pensando nisso, Rebecca Mountain, dona da empresa de design Mountain Pet Products, construiu um verdadeiro paraíso para gatos dentro da casa de suas amigas, Eliza e Tiffany.
Juntas, elas compraram sua primeira casa em 2014, e criam sete gatos e três cachorros. Após ver as fotos da residência, Rebecca achou que o local precisava de espaços apropriados para os gatos se divertirem e resolveu fazer uma transformação, fazendo com que a casa se tornasse mais adequada para esses peludos.

Um dos gatos de Eliza e Tiffany, que com certeza deve ter adorado a casa em seu novo estilo “gatificado”

paraíso-dos-gatos-1
paraíso-dos-gatos-2

Agora há muitas prateleiras, poleiros e passagens de madeira em lugares altos para os gatinhos brincarem

paraíso-dos-gatos-3
paraíso-dos-gatos-4
paraíso-dos-gatos-5

Rebeca apelidou essa mudança de “catification” ou “gatificação”, em tradução livre

paraíso-dos-gatos-6
paraíso-dos-gatos-7

Esse é um dos cômodos antes de qualquer transformação

paraíso-dos-gatos-8

“Os gatos estão indo muito bem. Eles estão todos integrados e não teria outra maneira tão boa de eles se sentirem assim sem as prateleiras, poleiros e passagens para gatos” afirma Eliza, uma das donas da casa

paraíso-dos-gatos-9
paraíso-dos-gatos-10

A empresa Mountain Pet Products é dedicada à elaboração de mobílias e brinquedos de alta qualidade para gatos, feitos de madeira maciça

paraíso-dos-gatos-11
paraíso-dos-gatos-12
paraíso-dos-gatos-13

As moradoras da casa, com três de seus sete gatos

paraíso-dos-gatos-14
Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se
Fonte: theCHIVE

sábado, 9 de abril de 2016

IGREJA CONSTRUÍDA DE GELO NA ROMÊNIA



Capela construída inteiramente a partir de blocos de gelo retirados de um lago congelado teve missa inaugural realizada em Janeiro de 2015 na Romênia.
Via: G1
0102030405
Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Valorize seu imóvel com mudanças na decoração.


Está pensando em vender ou alugar um imóvel decorado? A Rizzo Imobiliária te mostra várias dicas de decoração da Lana Romani, uma das responsáveis pelo projeto Pronto para Alugar, para agregar valor à sua casa ou ao apartamento. Confira!
valorizar-imoveis-decoracao-vender-alugar (2)
Segundo Lana, “um imóvel decorado tem tudo, até cama, televisão e sofá. Esse tipo de imóvel normalmente é alugado por executivos e a decoração, apesar de limitar o público algumas vezes, eleva o valor da locação, pois o morador não precisa investir em móveis, enxoval, etc.”. Ela diz que o proprietário gasta mais ou menos 20% do valor da propriedade para decorá-la e 6% para prepará-la  e mesmo que pareça um dinheiro desperdiçado, é essencial, porque as pessoas preferem imóveis prontos para morar. “Hoje em dia, o locador não se interessa por imóveis que não tenham o mínimo de estrutura para morar, nem que o aluguel seja mais barato. Ninguém mais tem tempo para buscar fornecedores, comprar tudo e contratar os instaladores”, afirma.
Se sua intenção for vender, e não alugar, decorar é muito importante, porque vai fazer com que ele seja vendido muito mais rápido, com um preço que compense o investimento e ainda te dê algum lucro. E independente da sua escolha, a Lana Romani te dá as dicas para valorizar o imóvel.
– O primeiro passo é utilizar materiais duráveis e de fácil manutenção, com cores neutras, para agradar diferentes tipos de pessoas.
– Para o piso da casa, opte por madeira (ou  materiais que imitem o aspecto da madeira, como o piso laminado ou o vinílico), ou então, um porcelanato de cor clara. Eles são bem mais fáceis de limpar.
valorizar-imoveis-decoracao-vender-alugar (1)
– Utilize cores neutras na pintura, mas não só o branco. Tons de bege deixam o ambiente mais aconchegante.
– Invista em armários de qualidade. Apesar de representar 40% do gasto total com o acabamento, os armários são extremamente importantes e devem ser funcionais e neutros. “O ideal é que os armários sejam branquinhos e neutros, no máximo com algum acabamento que imite uma textura. Tem gente que acha lindo armário preto, mas a cor personaliza demais os cômodos e pode desagradar os compradores”, explica Lana Romani.
– Prefira box de vidro temperado, com porta de correr. Além de resistentes e seguros, deixam o banheiro mais elegante. Para os puxadores, utilize tons neutros, cromados ou brancos.
valorizar-imoveis-decoracao-vender-alugar (3)
– Amplie o ambiente com espelhos, pois quando parece maior, o imóvel é mais valorizado. No banheiro, use um espelho que ocupe o espaço todo entre a pia e o teto. E na sala ou no quarto, espelhe uma das paredes por inteiro, que além de ampliar o cômodo, vai deixar mais sofisticado.
– Escolha móveis retos e fuja do estilo “rococó” (aqueles móveis antigos, com curvas, ornamentos e motivos florais). O sofá também deve ser reto e ter assentos grandes, a mesa deve ter tampo de vidro e base cromada, e a cama box é a mais indicada, com tamanho mínimo “queen”.
– Opte por eletrodomésticos em inox, pois deixam o ambiente mais sofisticado. “A linha branca é sempre procurada, mas não tem uma pessoa que não goste dos eletrodomésticos em inox, que hoje em dia são os preferidos”, diz Romani.
– Coloque iluminações diferentes de acordo com o ambiente. Para os quartos, prefira luminárias do tipo plafon ou spots com lâmpadas dicroicas, e para a cozinha e lavanderia, opte por luminárias fluorescentes.
valorizar-imoveis-decoracao-vender-alugar (1)

Gostou? E quando for escolher um lugar para divulgar seu imóvel, entre em contato com a Rizzo Imobiliária e venda ou alugue de forma rápida e tranquila! www.rizzoimobiliaria.com.br
Consulte sempre um arquiteto: www.alfaiaarquitetura.com.br 

Quer receber mais dicas de decoração e mercado? Clique aqui e cadastre-se
Fonte: Revista Exame.
Imagens: Divulgação.